Ditadura militar: sessão especial debate sobre os direitos das vítimas e parentes
O primeiro Cineclube Ventura deste semestre será especial. Em parceria com o bacharelado de Direito das Faculdades Integradas Barros Melo (AESO), o evento exibe o documentário Memória para uso diário (2007), de Beth Formaggini, a fim de desdobrar os direitos das vítimas torturadas e/ou assassinadas pela Ditadura Militar no Brasil, e de familiares. As sessões acontecem em dois momentos, às 9h20 e às 20h, no Cineteatro da instituição, integrando a programação comemorativa ao Dia dos Cursos Jurídicos e do Advogado, comemorados em 11 de agosto.
O coordenador de Direito, Ricardo Borges, e os professores Helder Oliveira e João Paulo Allain, comandam os debates pós-filme que terão participação de convidados, entre eles, Marcelo Santa Cruz, irmão do desaparecido político Fernando Santa Cruz. Em Memória para uso diário, a cineasta e pesquisadora Beth Formaggini, junto ao Grupo Tortura Nunca Mais, busca manter viva a memória daqueles que perderam a vida por conta do regime ditatorial, como forma de evitar a repetição de atos brutais. Outra preocupação do documentário é provocar a reflexão sobre o apagamento dessa história e se haveria reparação contra os crimes cometidos.
CINECLUBE - O nome do Cineclube VENTURA é uma homenagem ao filme pernambucano Dança, amor e ventura (1927), de Ary Severo, rodado dentro do período conhecido como Ciclo do Recife.
SERVIÇO
Cineclube VENTURA
Sessão #1 (2019-2)
Quando: quinta-feira (15 de Agosto), às 9h30 e 20h.
Filme: MEMÓRIA PARA USO DIÁRIO (Bra., 2007), de Beth Formaggini, 84 min.
Projeção no formato: MP4
Link para trailer:
https://www.youtube.com/watch?v=MSTsRamHOqALocal: Cineteatro das Faculdades Integradas Barros Melo (AESO) - Av. Transamérica, 405 – Jardim Brasil, Olinda. lugares). Entrada franca.
direito -
Cinema e Audiovisual -
cineclube -
ventura -
voltar