Produção mostra a importância dos pontos comunitários de leituras e o impacto deles na formação de leitores
Historicamente marcado pela rotina de matança, onde expressões, pensamentos e criatividade não tinham vez. A ordem era abater, dizimar, eliminar. Porém, a vontade de educar surge nas mais diferentes ocasiões e, onde antes existia apenas a morte, passa a ocorrer o nascimento.
Localizado na divisa entre o Recife e Olinda, o Matadouro de Peixinhos foi palco de abates de gado e porcos, mas, hoje é um espaço de onde aflora a cultura. Sediando, desde 2000, a Biblioteca Multicultural do Nascedouro, o local contribui para a formação de novos leitores por meio de estratégias de sensibilização à leitura, buscando aproximar os moradores da comunidade da literatura e dos livros.
Para contar essa história, a Inata - Agência Experimental das Faculdades Integradas Barros Melo (FIBAM), vai produzir série de podcasts mostrando a importância das bibliotecas comunitárias e o impacto delas na formação de leitores. O projeto será gravado no estúdio de áudio da instituição de ensino e produzido por alunos de Publicidade e Propaganda, Design Gráfico e Jornalismo. “A questão da leitura e da educação são temas recorrentes quando estamos discutindo cidadania, direitos e oportunidades, principalmente, quando nos referimos a isso na periferia. Para nós, da Inata, é muito importante atender um cliente que tem esse perfil de criação de identidade cidadã a partir da leitura, da escrita e da criatividade”, detalha Mayra Waquim, coordenadora do curso de Publicidade e Propaganda da AESO-Barros Melo.
Ficha técnica da equipe responsável pelo projeto:
Camila Leal – Produção – Aluna do 6° período de Publicidade e Propaganda (estagiária da Inata)
Marcelly Santana -Atendimento - Aluna do 4° período de Publicidade e Propaganda (estagiária da Inata)
Ana Cecília - Social Media – Aluna de Publicidade e Propaganda (estagiária da Inata)
Marcos Galdino - Direção de Arte – Aluno do 3° período de Design Gráfico (estagiário da Inata)
Joily de Souza – Repórter – Aluna do 8º período de Jornalismo (convidada para participar do projeto)
Mayra Waquim - Coordenadora da Inata
Rodrigo Martins - Revisão de texto e Direção de locução
aeso -
barros melo -
Inata -
voltar