O Curso de Tecnologia em Design Gráfico das Faculdades Integradas Barros Melo proporcionará a seus alunos uma experiência única moldada pelas tendências do concorrido mercado de trabalho. Mais do que simplesmente produzir coisas belas, fazer design é compreender aspectos simbólicos e técnicos dos projetos levando em conta questões socioeconômicas, culturais e ambientais. Assim, durante as aulas serão explorados a fundo diversos conceitos e processos necessários à prática de um design que é atual, inteligente, alegre e comprometido com resultados. Além de adquirir esses conhecimentos, os alunos aprenderão a gerenciar clientes, processos produtivos, sistemas de informação e projetos de pesquisa. O coordenador do curso, Buggy Costa, destaca alguns compromissos do curso:
FORNECER UMA BASE SÓLIDA
Ocupar o espaço em branco do papel preocupando-se com a hierarquia das informações e a adequação da linguagem visual é uma das práticas que tornaram célebre a atividade profissional do designer gráfico. Cores, imagens, texturas e tipografias ocupam livros, revistas, jornais, cartazes e uma infinidade de impressos para informar, entreter e emocionar pessoas em todo mundo. O Curso de Tecnologia em Design Gráfico das Faculdades Integradas Barros Melo trabalha desde o seu primeiro período os conceitos e técnicas envolvidas no projeto dessas peças gráficas.
INCENTIVAR EXPERIMENTOS
Comunicar em três dimensões também é uma prerrogativa do design gráfico. A sinalização de ambientes e o desenvolvimento de rótulos e embalagens demandam a geração de protótipos que devem antever as implicações reais de sua produção. O Laboratório de Modelos da Barros Melo permitirá que os alunos testem seus projetos em condições controladas. Procedimentos como esses também serão possíveis nos demais laboratórios dedicados a outros conteúdos do curso, tais como: fotografia, tipografia, impressão e usabilidade.
EXPLORAR TECNOLOGIAS
A Internet faz parte do dia-a-dia de todos, muitas vezes, ditando tendências e mudando hábitos. O design gráfico abraçou essa mídia e fez nascer um novo profissional, o web designer. Mas, diante da velocidade com a qual a informática tem evoluído projetar interfaces tornou-se rapidamente uma prática estendida à vários tipos de software. Dispositivos fixos e móveis – sobretudo PDAs e celulares – precisam de telas, botões, ícones e demais componentes fáceis de usar, agradáveis e eficientes. Por sua vez, DVDs, CD-ROMs e jogos eletrônicos devem ter seus conteúdos formatados adequadamente através de recursos multimídia de última geração, tanto quanto possível. A Barros Melo formará alunos antenados com as novidades do Design Digital.
PRATICAR O DESIGN GRÁFICO E SUAS VERTENTES
Criar a imagem de empresas, produtos e serviços. Este é por excelência um trabalho do designer gráfico. Fotografia, desenho, tipografia, métodos e branding são algumas ferramentas que ajudam a construir na mente das pessoas idéias a respeito de uma marca. Essas idéias estão, quase sempre, relacionadas à experiências de consumo dos mais diversos níveis de complexidade. Compreender essas experiências e suas implicações econômicas, sociais e culturais para projetar sistemas de identidade visual faz parte do processo pedagógico adotado por este curso.
PREPARAR PARA NOVOS DESAFIOS
A versatilidade exigida pelo mercado e meio acadêmico obriga os designers a estarem sempre prontos para enfrentar novos desafios. As Faculdades Integradas Barros Melo inovam ao introduzir no currículo de seu curso de design disciplinas relacionadas a publicidade e promoção. Anúncios publicitários e material promocional de ponto de venda serão dominados pelos egressos que também estarão aptos a atender e gerenciar seus próprios clientes.
DISCUTIR O PRESENTE E OLHAR PARA O FUTURO
Relações de consumo, impacto ambiental, estabilidade sustentável, produção vernacular, novas tecnologias, ética profissional, gestão de marcas, cultura de massa e empreendedorismo serão questões amplamente discutidas durante o Curso de Tecnologia em Design Gráfico das Faculdades Integradas Barros Melo. Desde já, nos preocupamos em sensibilizar nossos alunos com o contemporâneo e os novos rumos do design.
O caráter multidisciplinar do curso permitirá o aluno de design Barros Melo atuar como:
• designer gráfico em escritórios de design, empresas públicas e privadas;
• diretor de criação, arte e/ou arte finalista em agências de publicidade e promoção;
• diagramador, ilustrador e/ou arte finalista em jornais, revistas e editoras;
• designer de interfaces em fábricas de softwares e desenvolvedoras de jogos eletrônicos;
• avaliador de usabilidade de interfaces em fábricas de softwares;
• web designer em empresas ponto.com (portais, lojas, jornais, etc.);
• assistente, diretor e/ou produtor de fotografia em peças audiovisuais e multimídia;
• gestor e/ou executivo de contas em empresas de design;
• pesquisador em instituições de ensino e fomento do design;
• produtor gráfico em jornais, revistas, editoras e gráficas;
• designer de tipos em editoras e ‘fundidoras digitais’;
• gerente de projetos em consultorias de branding;
• autônomo.
voltar